Integração Vertical


Quando uma empresa expande os seus negócios para áreas que estão em pontos diferentes no mesmo ciclo de produção, como por exemplo quando um fabricante detém o seu fornecedor e / ou distribuidor.

A integração vertical pode ajudar as empresas a reduzir custos, melhorar a eficiência, diminuir as despesas de transporte, diminuir a incerteza, sincronizar a procura e a oferta e reduzir o tempo de resposta, entre outras vantagens. 

Por outro lado, é necessário dar especial atenção à coordenação entre diferentes partes da produção e repartições responsáveis, aos maiores custos organizacionais e à possibilidade de menor motivação no início da cadeia de produção uma vez que as vendas estão garantidas.

Existem três tipos de integração vertical:
- A Montante: quando a empresa se expande no ciclo de produção para trás, por exemplo quando uma oficina de automóveis detém uma fábrica de pneus;
- A Jusante: quando a empresa se expande no ciclo de produção para a frente, por exemplo quando uma empresa dedicada à produção de software compra outra que se dedica à venda ao público;
- Nos dois sentidos.


ARTIGOS RELACIONADOS